EM Uma comitiva formada por trabalhadores rurais de Campo Maior se juntou aos 10 mil agricultores familiares que marcharam pela Esplanada dos Ministérios, na terça-feira (21), em Brasília, para participar do 24º Grito da Terra Brasil.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Campo Maior, Naldo Rodrigues, e a secretária de mulheres, Graciele Lima, lideraram a caravana campomaiorense em Brasília.
A caravana de Campo Maior ainda contou com a presença do agricultor Miguel Gomes, do Povoado Água Fria; Ana Paula e José Rodrigues, da localidade Tapera e Pedro Henrique, da comunidade Alegria.
Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), o 24º Grito da Terra Brasil teve como lema “agricultura familiar é alimento saudável e conservação ambiental” reiterado a todo momento por suas lideranças.
O presidente Naldo Rodrigues disse que a pauta é centrada em políticas sociais e na produção rural, buscando como referência uma agricultura familiar sustentável e economicamente viável para o maior número de famílias de agricultores.
Pauta
Dentre as demandas dos agricultores, estavam algumas relativas aos recursos voltados às compras governamentais para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa do governo federal que busca estimular a agricultura familiar e o acesso a uma alimentação saudável por meio da compra direta da produção de agricultores familiares, sem a necessidade de se fazer licitação.
Respostas do governo
Em resposta às demandas apresentadas, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, garantiu que a pasta vai beneficiar dez mil famílias por meio do Programa Fomento Rural e que 30 mil famílias aterão assistência técnica e extensão rural no âmbito da 3ª etapa do Projeto Dom Helder Câmara.