Surge um novo caso de dengue de pessoas que trabalham no Mercado Público de Campo Maior em menos de uma semana. Dessa vez trata-se da vendedora de bilhetes da sorte, Maria das Dores, que foi infectada pelo mosquito Aedes aegypti e nessa quarta-feira, 26.07, teve o diagnóstico da doença confirmado após exames no Hospital Regional de Campo Maior.
Ela é a segunda pessoa que trabalhava no Mercado Público de Campo Maior diagnosticada com dengue em menos de uma semana. O feirante Raimundo Ribeiro da Costa Filho, de 54 anos, que teve a evolução para hemorrágica, morreu na manhã da quarta-feira passada, dia 24.07, após passar por tratamento no Hospital Regional de Campo Maior.
Somente após a confirmação do segundo caso de dengue é que, nessa sexta-feira, dia 26.07, a Secretaria Municipal de Saúde, admitiu ter encontrado foco no Mercado Público.
O QUE ESTÁ SENDO FEITO
Em entrevista ao Jornal da 100, da Rádio 100, o coordenador de Endemias, Raimundo Barros, disse que foi feito o tratamento e eliminação de larvas no local e que será aplicada a nebulização, (que consiste em pulverizar inseticida para matar os mosquitos que podem transmitir a dengue), no Mercado Público.
Já o coordenador de Epidemiologia da SMS, Joy Kelson, admitiu que já existem 14 casos confirmados de dengue em Campo Maior, até levantamento feito no início dessa semana. “Nós estamos fazendo o possível para controlar os casos, inclusive orientando as pessoas que sentirem os sintomas procurar um posto de saúde”, destaca.
CRISE DA COLETA DE LIXO PODE AUMENTAR OS CASOS DE DENGUE
Em 2010 a cidade de Campo Maior viveu uma epidemia de dengue. Coincidentemente o prefeito era novamente João Félix e o problema era também o mesmo que está provocando o aumento dos casos em 2024, ou seja, a falta de coleta de lixo na cidade.
Campo Maior vive atualmente uma crise da coleta de lixo. As ruas estão cheias de resíduos e os bairros vivaram uns verdadeiros lixões a céu aberto. As lamentáveis cenas de sacolas acumuladas nas portas das casas e dos urubus e cachorros revirando os depósitos de descartes domésticos está cada vez mais comum em Campo Maior.