O Hospital Regional de Campo Maior, através do Setor de Ortopedia, realizou de forma inédita, nessa segunda-feira, dia 30.12, a primeira cirurgia com haste flexível. O procedimento foi feito em uma criança de apenas 8 anos pelo ortopedista Ribamar Bandeira.
A cirurgia com haste flexível é um procedimento minimamente invasivo, os implantes são facilmente adaptáveis à situação da cirurgia e consiste na inserção de uma haste no osso. É um tratamento, padrão ouro, para fraturas de fêmur em criança.
Para o médico Ribamar Bandeira, especialista responsável pelo procedimento, o tratamento é de baixa morbidade e os resultados são mais satisfatórios porque reduz o tempo de incapacidade.
“É uma cirurgia percutânea, ou seja, feita através da pele, (2 acessos de 1 cm na coxa). Esse procedimento tem várias vantagens porque, por exemplo, a reabilitação é mais rápida, o paciente pode pisar e andar precocemente e o mais importante é que é menos traumática para população pediátrica”, explica o médico Ribamar Bandeira.
Ribamar Bandeira comemorou a realização do procedimento cirúrgico inédito no Hospital Regional de Campo Maior. “Estamos disponibilizando para Campo Maior e região um avanço significativo no setor de ortopedia”, destaca.
A mãe da paciente, Isaura Sousa, disse que ficou feliz em ver o sucesso do procedimento em sua filha e revelou que acredita na plena recuperação da menina após a cirurgia. “Estou bastante grata a Deus e ao doutor Ribamar por ter feito essa cirurgia que vai curar a minha filha”, comemorou.