Uma equipe de diversos técnicos de órgãos responsáveis pela manutenção e monitoramento de barragens no Piauí, liderada pela Defesa Civil, esteve nessa quinta-feira, dia 09.12, na comunidade Corredores, em Campo Maior.
O objetivo da visita era avaliar a situação da parede da Barragem Corredores, após manifestações de populares que indicavam possível risco de rompimento do reservatório. A missão técnica era composta de técnicos especialistas em barragens e também de uma equipe de prevenção de sinistros.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, professor Werton Costa, disse que o risco de rompimento está afastado, mas foi enfático ao afirmar que a barragem precisa de reparos. “Sobretudo na parede, onde o Governo do Estado, por meio do IDEPI, iniciou um trabalho de diagnostico para identificar falhas pontuais que serão que ser reparadas”, revela.
Werton disse que a visita dessa quinta foi mais para tranquilizar a população local quanto à situação da Barragem, que passará por reestruturações pontuais. “Fizemos uma visita, dialogamos com as lideranças comunitárias e passamos a real situação do reservatório, que não é crítica. Em outras oportunidades voltaremos para formamos equipes de atuação e prevenção, inclusive contra boatos e fakenews”, resume o diretor.