O ex-reitor da Universidade Federal do Piauí Gildásio Guedes Fernandes é um entusiasta do folclore piauiense e visitou, nos dias 05 e 06 de janeiro de 2025, a convite do doutor Antônio Luís, Chaga Aninha, o município de Boa Hora, onde foi recebido pelo prefeito Dominguinhos e vice Professora Mauriceia. O ex-reitor prestigiou o 25 ° Festival de Reisado da cidade de Boa Hora no Piauí.
“Que festa linda! A convite do Doutor Antônio Luís e Chaga Aninha, fui recebido pelo prefeito Dominguinhos e a vice-prefeita Mauricélia que me trataram com muita atenção e boa hospitalidade. Vibramos e acompanhamos de perto o evento e verificamos que a organização merece parabéns, através da secretária de Cultura do Municio”, relata o ex-reitor.
Em Boa Hora o ex-reitor da UFPI também visitou a Fundação Pedro Coelho Resende, entidade que teve apoio da UFPI quando Gildásio era reitor. Ele recordou que a Universidade Federal doou 15 microcomputadores para essa instituição, que já qualificou 500 jovens carentes, com o curso Operador de Microcomputador.
Na oportunidade, os responsáveis pela Fundação, Gílson Resende e Caio Resende, externaram a gratidão à UFPI. “Essa fundação desempenha um trabalho Social que merece apoio”, disse o reitor.
Gildásio reforça que o município de Boa Hora cumpre as diretrizes de um município que valoriza a fé, religião, cultura local e educação fundamental forte.
Ele lembra que, em termos gerais, Boa Hora teve implementar diretrizes que respeite à diversidade promovendo a inclusão, respeitando às diferentes crenças, religiões e culturas. Ter uma Educação inclusiva, preservar a cultural e incentivar a participação comunitária.