
Mais de 200 estudantes da rede estadual participam, em 2026, de uma nova etapa do Projeto Cinema na Escola, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que utiliza o audiovisual como ferramenta de aprendizagem, formação profissional e desenvolvimento da criatividade.

Neste ano, o projeto chega a sete municípios entre eles Campo Maior, onde o projeto está sendo desenvolvido no CETI Patronato Nossa Senhora de Lourdes com alunos do curso PAV, (Produção Audiovisual).

Além do Patronato de Campo Maior, o projeto também está sendo desenvolvido em escolas estaduais de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Bom Jesus e Amarante.
A irmã Vera Lúcia, do Núcleo gestor do Patronato, disse que a atividade desenvolvida pelo Cinema na Escola tem uma contribuição muito importante no processo de aprendizagem dos alunos, sendo uma rica experiencia prática do curso, tornando os estudantes conhecedores do universo cinematográfico.

Durante a execução do projeto, os estudantes participam de uma formação com 120 horas de atividades, envolvendo etapas como roteiro, direção de arte, interpretação, fotografia, produção, gravação, pós-produção e marketing.

Ao longo do processo, eles acompanham todas as fases de uma produção audiovisual, da criação das histórias à finalização dos filmes. A proposta alia teoria e prática, permitindo que os estudantes desenvolvam competências técnicas e habilidades como trabalho em equipe, autonomia e responsabilidade.
















