O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, nessa quinta-feira (7), que o Piauí receberá 239 obras do Novo PAC Seleções, que vão contemplar 139 municípios, entre eles Campo Maior.
A partir do plano do Novo PAC Seleções, Campo Maior ganhará um Centro de Parto Normal no Hospital Regional de Campo Maior e também um Centro Integrado de Reabilitação, Ceir, que será instalado no prédio do CSU.
Além de Campo Maior, também ganharão Centro de Parto Normal as cidades de Corrente e Valença e somente a Terra dos Carnaubais terá um Centro de Reabilitação pelo novo PAC Seleções. As foram indicadas pelo líder político Paulo Martins e lideranças da base do governador Rafael Fonteles no município.
Ao todo, 61 obras vão ser executadas no Piauí pelo Ministério da Saúde; 163 pelo Ministério da Educação; 8 pelo Ministério da Cultura e 4 pelo Ministério dos Esportes. Cada ministério compreende um eixo específico, onde cultura e esportes estão alocados na chamada infraestrutura social.
As obras do eixo saúde compreendem 16 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas maternidades, três policlínicas, três centros de parto normal, 18 novas ambulâncias, três novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), um Centro Especializado em Reabilitação (Ceir) e 15 unidades odontológicas móveis.
Já no eixo de educação, são 41 escolas em tempo integral, 63 transportes escolares e 92 creches e escolas de educação infantil. Por fim, no eixo de infraestrutura social, estão incluídos três centros culturais, quatro projetos de patrimônio histórico e quatro espaços esportivos comunitários.
Os benefícios alcançarão mais de 2,6 milhões de piauienses, o que corresponde a 82% da população do estado, nas áreas da saúde, educação e infraestrutura social e inclusiva.
Em todo o Brasil, 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções foram anunciadas pelo presidente Lula, com um orçamento total de R$ 23 bilhões em investimentos. Os serviços serão operacionalizados pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte.