O Piauí alcançou o melhor resultado da sua história no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), conforme divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com a nota 4,5, o Piauí tem o melhor Ensino Médio do Nordeste, ao lado de Pernambuco, e o quarto melhor do Brasil, um aumento de 0,3 em relação a 2021, quando a nota foi de 4,2.
“Esse é o fruto do esforço coletivo dos nossos professores, alunos e de toda a comunidade escolar para garantir uma educação de excelência. Graças à expansão do ensino em tempo integral e a muitos outros investimentos, estamos transformando a educação do nosso estado e preparando os nossos jovens para um futuro de oportunidades e conquistas”, celebrou o governador Rafael Fonteles.
Considerando somente os dados da rede estadual, o Ensino Médio do Piauí apresentou um crescimento muito significativo, saltando da 9ª para a 6ª colocação no Brasil.
“Saímos de 4,0, em 2021, para 4,3, em 2023. Estamos entre as três únicas redes estaduais que cumpriram a meta definida pelo MEC e fomos a que mais superou a meta no Brasil”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
O Piauí também avançou no Ensino Fundamental, alcançando 5,9 pontos nos anos iniciais (1º ao 5º ano), 0,6 a mais que em 2021. Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o crescimento foi de 0,4 pontos, com a nota 5.2.
“Esse resultado nos inspira, motiva e fortalece a seguir na missão de tornar a educação do Piauí a melhor do Brasil, garantindo um futuro de grandes oportunidades aos nossos jovens. Parabéns aos profissionais e estudantes do time Seduc. Agradeço por acreditarem no nosso projeto e pelo excelente trabalho e comprometimento!”, comemorou Washington Bandeira.