A população de Campo Maior denuncia que a cidade de Campo Maior está tomada pelo lixo e que a gestão municipal não tem cumprido com o dever básico de recolher os resíduos sólidos de forma apropriada, o que vem acarretando sérios problemas para a saúde da população e um verdadeiro caos nas ruas.
Para se ter a ideia da Crise da Coleta de Lixo em Campo Maior, citamos como exemplo o caso de um caminhão de recolhimento de lixo que passou vários dias quebrado e estacionado em uma rua, no Centro da cidade e, com isso, o lixo se acumulou nas portas, espalhando também um mal cheiro na região.
Para piorar a situação, o aterro sanitário está fechado por ordem do Ministério Público, após constatar várias irregularidades e os caminhões precisam levar o lixo para Altos, prejudicando ainda mais o processo de retirada de resíduos domésticos.
Em vários bairros, o lixo se acumula e os lixões clandestinos se formam em áreas da cidade, por falta de recolhimentos adequado. Um deles está a cerca de 100 metros da casa do prefeito João Félix.
Moradores denunciam os danos à saúde causados pelo problema, com proliferação de moscas e urubus nas vias. Até um jacaré foi flagrado rasgando sacos de lixo em uma via da cidade, evidenciando que um verdadeiros caos ambiental foi instaurado.
“O prefeito abandona a cidade, principalmente os bairros, que estão esquecidos, no bairro Matadouro é muito lixo e urubu não é problema. É um descaso total. Muita sujeira, mato e lama nas ruas. A população coloca o lixo pra fora e cadê os carros do lixo pra recolher? Tem cachorro, porco que rasgaram o lixo e ninguém avisa nada. Quando o carro coletor resolve passar, só pega o lixo ensacado e o resto fica espalhado, virando bagunça no meio das ruas”, denunciou um morador.
O problema não afeta apenas as áreas residenciais, mas também as áreas comerciais, onde o lixo se acumula, urubus passam a conviver com quem passa pelo local e o odor afasta clientes, prejudicando o comércio.
A população campomaiorense cobra do Executivo Municipal uma solução rápida e eficaz para o problema que tem afetado a cidade, causando uma série de transtornos para os moradores, que esperam uma ação efetiva da prefeitura.