A reportagem do Portal de Campo Maior flagrou uma cena lamentável e que confirma o caos na saúde municipal. Registramos o momento exato quando a ambulância do SAMU apresenta problema mecânico e o que era para ser atendimento de urgência se transforma em um grande transtorno para o paciente e os socorristas.
Tudo isso aconteceu na tarde desse sábado, dia 13.07, no entroncamento da BR-343 com a rodovia PI-320, que dá acesso à cidade de Jatobá do Piauí, quando o SAMU DE Campo Maior foi acionado para socorrer um paciente que ficou ferido, após sofrer acidente de moto na PI-320, próximo a comunidade Bom Lugar.
O socorro chegou alguns minutos depois com a primeira ambulância. O paciente foi imobilizado e colocado na viatura, mas quando a unidade móvel do SAMU se dirigia ao Hospital Regional de Campo Maior apresentou problemas mecânicos e não conseguiu mais prosseguir o trajeto até o HRCM.
O paciente então teve esperar ainda mais tempo para ser socorrido, já que foi preciso acionar uma outra ambulância para prosseguir com o socorro. Não se sabe ao certo quanto tempo levou para que a segunda viatura do SAMU chegasse ao local, mas poderia ter comprometido a saúde do paciente.
A informação que recebemos de familiares é que o rapaz acidentado foi medicado no Hospital Regional de Campo Maior e que já recebeu alta médica.
SITUAÇÃO CAÓTICA DA SAÚDE JÁ É FATO- Além do péssimo estado de conservação das ambulâncias do SAMU, a Saúde Municipal enfrenta outros problemas crônicos. Falta remédios e médicos nas UBS; o Centro de Especialidades não resolve a demanda de consultas e exames; não há medicação no CAPS e os motoristas da SMS reclamam do tratamento desumano que é dado pela secretária Dorilene Félix.
Como se não bastasse isso, o prefeito João Félix não consegue cumprir uma das principais promessas de campanha: O de acabar com bingos e leilões beneficentes para promover tratamento de saúde de campomaiorenses.