
O projeto de capacitar internos que estão em conflito com a Lei Maria da Penha, executado na Penitenciária José de Arimatéia Barbosa Leite, em Campo Maior, é referência em todo o Piauí, sendo destaque no sistema prisional do estado.
A Penitenciária José de Arimatéia Barbosa Leite está sendo objeto de reportagens e documentários sobre o projeto executado na unidade prisional.
Atualmente o presídio abriga 336 presos, desses 22 detentos estão privados de liberdade por infringir a Lei Maria da Penha e foram selecionados para participar de rodas de conversas, realizadas quinzenalmente, e tem por objetivo de conscientizá-los sobre o crime que cometeram e estabelecer uma mudança de comportamento, sobretudo o respeito aos direitos das mulheres.
Os encontros são conduzidos por psicólogas e assistentes sociais, que usam vídeos e livros para debater o tema com os internos. São discutidos assuntos com a legislação dos direitos das mulheres e o convívio em sociedade.

Para o gerente da unidade, Hermogem Paz, a prisão não deve ser apenas como encarceramento, mas também oportunidade de mudança de vida, para que os internos voltem para a sociedade com outro pensamento e não realizem crimes novamente.
“Nós estamos trabalhando formas de mudar a consciência do detento, no tocante da sua mentalidade. Vemos que é necessário ir além do que é só trancar o preso, mas mudar o seu pensamento, por meio dessa roda de conversa para eles entenderem o processo histórico da Lei Maria da Penha, das conquistas das mulheres e também do respeito que se deve ter com o gênero feminino”, relatou o gerente.
A psicóloga, Mirlena Belchior, frisa a importância de entender a vida dos internos antes e durante a privação da liberdade para direcionar como a mudança de vida será feita.
“Buscamos compreender o processo deles de vida, compreender como funciona a ressignificação dentro do cárcere. Temos essa preocupação em devolver estes internos à sociedade de forma ressocializada, para diminuir a criminalidade, este é nosso principal objetivo”, disse a psicóloga.
