
O relatório “Medidas de Desenvolvimento Humano e Políticas Públicas no Piauí 2000-2024” revela um avanço significativo: entre 2000 e 2020, o IDH do Piauí cresceu de 0,480 para 0,710, aproximando-se da média nacional e alcançando o nível de “alto desenvolvimento humano”.
O documento impresso será distribuído em todos os órgãos estaduais, garantindo que gestores e profissionais tenham acesso às análises e dados estratégicos para aprimorar suas ações em prol do desenvolvimento do Piauí. Centros universitários do Estado também receberão uma cópia.
MINISTRO WELINGTON DIAS
O documento foi produzido em conjunto pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
“O Piauí, com sua rica diversidade cultural e desafios peculiares, emerge como um exemplo inspirador”, destaca o ministro do MDS, Wellington Dias.

Os dados presentes no relatório mostram que o Piauí saiu da categoria de desenvolvimento humano muito baixo (0,480) em 2000, alcançou o nível médio (0,650) em 2010 e, em 2020, atingiu o patamar de alto desenvolvimento humano.
Esse crescimento foi observado em todas as dimensões do IDH, refletindo os impactos positivos das políticas públicas e investimentos estratégicos ao longo dos anos.
O QUE DIZ O SECRETÁRIO
Para Washington Bonfim, secretário do Planejamento, mais do que um mero conjunto de dados, este estudo é um testemunho eloquente das ações empreendidas nos últimos 20 anos.
“Este trabalho meticuloso revela um período de transformação social profunda, marcado pelo crescimento do IDH e significativa redução da disparidade em relação ao índice nacional”, completou o gestor.
O estudo foi desenvolvido com o intuito de integrar o pacote de políticas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que busca mobilizar esforços internacionais para erradicar a fome e reduzir a pobreza no mundo.
ANÁLISE DE 2000 A 2021
A análise central do relatório foca na evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Piauí entre os anos 2000 e 2021.
Para isso, foram utilizados relatórios da Superintendência de Pesquisas Econômicas e Sociais (Cepro) da Seplan, além do Plano Piauí 2030, desenvolvido pelo Governo do Estado com o apoio do PNUD.
Além da comparação com a média nacional, o estudo permite avaliar o progresso do estado em relação a padrões internacionais de desenvolvimento.
De acordo com a classificação da ONU, que categoriza países e regiões desde “muito baixo” até “muito alto” desenvolvimento humano, o Piauí apresentou um avanço expressivo nas últimas duas décadas.
